top of page

DEMOCRACIA À VISTA

A Terceira Fase Chega ao Fim
Chegara ao fim uma fase em que o piraporense havia convivido, bem de perto em alguns casos, mais distante noutros, com duas sucessões municipais traumáticas, uma recessão, duas revoluções, um golpe de estado, uma ditadura, uma guerra mundial. Por outro lado, viu também nascerem o primeiro sindicato e as leis trabalhistas, chegarem os bancos, inaugurar-se um ginásio e instalar-se a comarca. Viu as mulheres adquirirem o direito de voto, fazerem política e pilotarem avião.



Estertores da Ditadura

No que tange à política, já se fazia, em 1945, uma grande movimentação, em âmbito nacional, tendente a reformular a vida política do país, dando-se início à fase dos grandes partidos nacionais. E o Estado Novo, como toda ditadura, um dia chegou ao fim. Isto se deu no dia 29 de outubro de 1945, quando alguns oficiais generais acharam que já era hora de Getúlio Vargas ir embora para casa.



Preparando-se para uma Nova Fase

Em Pirapora, foram feitos entendimentos com vistas à formação das novas agremiações partidárias, independentemente de compromissos anteriores. Iria ter início um momento de nossa História, em que as divisões de influência marcadamente familiar e local cederiam lugar à adoção de compromissos e vínculos de níveis nacional e estadual, trazendo até algum colorido ideológico. A partir de 1945, não mais se falaria em Ramos e Nascimento como bases de um projeto político em andamento. Estariam eles realmente presentes, porém, de outras formas: como veneráveis vultos de nossa História, como modelos de comportamento para nossa classe política, como protagonistas maiores de uma era de grandes homens.

Copyright 2013 Pirapora in Cena. 

bottom of page